Alfabetização musical
![]() | ![]() | ![]() |
---|
PARTES DA AULA
O que ensinar primeiro? Como começar a aula? E depois qual o próximo passo?
Dividimos cada aula em cinco partes com vários vídeos pra cada PARTE exemplificando o que fazer, importante seguir a sequencia o que vai proporcionar tanto ao professor quanto ao aluno maior segurança para a próxima PARTE.
-
Importante saber que todos os vídeos do link (PARTES DA AULA) podem ser utilizados para quaisquer das 14 aulas, basta mudar a lição. Por exemplo: A prática mostrada no vídeo “Parte II da aula”Caminhando & Cantando - Repetindo Frases - Eu estou mostrando na Aula 02 (d l, s,) - porém basta trocar os sons para uma outra lição, em vez (d l, s,) usar para o (r d), (m r d), (r d l, s,) etc, e aplicar a mesma prática.
Parte 1 - Cantar
Aquecimento vocal funcional: Esta parte da aula está ligada diretamente ao ato de cantar, aquecendo a voz por meio de exercícios onde já pode ser estimulado o universo das “silabas funcionais”.
Aquecimento Vocal
O Som dos Animais
Aquecimento Funcional
Palma nas funções
Aquecimento Vocal
Palma e silêncio nas funções
Parte 2 - Ouvir antes e cantar depois
Nesta atividade o aluno ouve algo que o professor canta ou toca e repete imitando ou decodificando conforme o exercício.
Parte 3 - Ver*, ouvir e cantar
Nesta parte da aula o aluno recebe um estímulo visual primeiro, depois ouvindo, transforma o que visualizou em som e por fim canta os códigos apresentados visualmente. Nesta parte da aula não usamos o pentagrama.
*Tato para quem tem redução ou ausência total da visão.
Parte 4 - Ler*, ouvir e cantar
Nesta parte da aula realizamos a leitura das alturas no pentagrama, ouvimos internamente e cantamos as alturas determinada expostas no pentagrama.
*Método Braille para quem tem redução ou ausência total da visão
Parte 5 - Ouvir, cantar, escrever* e ler
Nesta parte da aula o aluno escuta as notas tocadas ou cantadas pelo professor, depois de decoradas cantam os sons funcionais escutados. Em seguida escrevem o som já decodificado e após escrito cantam o que acabaram de escrever. *Maquina de escrever em Braille para quem tem redução ou ausência total da visão.