top of page
Folha de música Edições
Microfone do vintage
Sílabas funcionais: dó móvel/lá móvel

    O “dó móvel” possui sílabas funcionais que representam todos os sons organizados nas funções sonoras da música ocidental. São monossílabos para facilitar a entoação e sempre que aquela sonoridade aparecer uma em relação a outra nos dará a condição de identificar e cantar a determinada altura sonora mas sempre em relação a outra. Se o “dó” representante da tonalidade maior se posiciona em determina altura, todos os outros sons se adaptam e tomam vida a partir desse “dó”. O mesmo acontece com o “lá” para as tonalidade menores.

Tabela dos sons funcionais em relação ao Maior(dó móvel) e ao menor(lá móvel)

J = Justo

A = Aumentada

d = diminuta

M = Maior

m = menor

 

Tom maior como centro. Sustenido(#) representado pela vogal “i”

*Praticamente não se usa pois a sensação funcional é sempre de 7m(tá) e não de 6A(li)

Tom maior como centro. Bemol(b) representado pela vogal “a”

    Vamos observar agora a tabela de intervalos em relação ao “lá móvel”, a tonalidade menor relativa do tom maior.

   Para a iniciação na prática do dó móvel aplicamos a primeira metade da apostila 333 exercícios de pentatônica do Método Kodaly que engloba até a lição (m r d l, s,) até o exercício 182.

Características da lição: 

As notas são representadas no inicio de cada lição por letras:

d=(dó) r(ré) m(mi) s=(sol) l=(lá)

A pentatônica= d r m s l

    Quando o som está abaixo do “dó” leva uma virgula na parte de baixo e quando está acima leva o apostrofo na parte de cima da letra representativa. Três oitavas ficaria assim: d, r, m, s, l, d r m s l d’ r’ m’ s’ l’. A aula 2 por exemplo trabalhamos com os sons (d l, s,) como as virgulas estão na parte de baixo do som do “lá” e “sol” significa que estão a baixo do dó, são mais graves que o “dó”. As notas representadas por letras serão sempre expostas do agudo pro grave com exceção do “dó ré”(dr). Ex: “dó lá sol” (dó lá sol). O motivo é que as notas estão expostas na posição de maior facilidade para serem entoadas. No caso é mais fácil cantar do agudo em direção ao grave do que do grave em direção ao agudo. Do mesmo modo escutamos com mais facilidade as notas agudas em relação as graves quando cantadas ao mesmo tempo ou em sequencia melódica.

tabela_1.jpg
tabela_2.jpg
tabela_3.jpg
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2019 por Marcelo Ramos

Projeto de Mestrado Profissional em Música

bottom of page