Alfabetização musical
![]() | ![]() |
---|
O caminho das práticas
O caminho das práticas em sala de aula percorre o ouvir, cantar, ler, escrever e criar, nesta ordem. Sendo que o criar está sempre livre para aparecer do início ao fim das práticas. De qualquer maneira o criar é o ponto culminante, onde com sensibilidade o professor irá perceber o momento certo para abrir espaço, oferecer espaço e até mesmo “cobrar” a criação do o aluno quando for o caso. Em relação ao professor o espaço de criação é total pois, com as práticas organizadas e assimiladas, novas ideias vão surgindo naturalmente com o tempo. Quando a música está viva no espaço criativo ela (a música) “fala” com você! Basta estar atento e entregue ao trabalho que maravilhas vão se apresentar!
Assim como acontece na língua portuguesa....
A criança a partir dos três meses de gestação começa a escutar. A partir do momento que escutamos começamos a interagir com a linguagem. Tanto que quem é surdo não desenvolve a linguagem de maneira convencional porque não entra nesse processo de imitação e observação dos sons de maneira natural. Logo depois que aprendemos a falar, vem a leitura. Começamos a aprender a ler – começamos a ler os letreiros de loja, placas de transito, e finalmente chega o momento da escrita. E dentro dessas quatro situações: ouvir, falar, ler e escrever, começamos a criar: falando, lendo ou escrevendo, (criamos em termos de sensações, parece até que estamos vivenciando a fala, a leitura ou a escrita como se estivéssemos assistindo a um filme.)
Da mesma forma que você aprende uma língua, você aprende a música. Como se ali em sala de aula você vivesse esse processo, em uma hora e meia de aula, você vive o processo de uma infância...