Alfabetização musical
![]() | ![]() |
---|
Silêncio! A aula é um concerto!

Sequência Didática
-
Não chegue atrasado, você faz parte de um todo sem isso nossa prática não flui.
-
Sinta a energia do “fazer música” no primeiro momento da aula
-
Conscientize-se de que a sua presença e a sua atitude é fundamental para que a música aconteça.
-
Pense se estivéssemos num ensaio de orquestra, coral ou banda, não é um momentode comer, falar no celular, conversar, estamos em CONCERTO! Uma aula é um concerto!
Começar as aulas com aquecimento vocal, concentrado e divertido. Sempre observando as possibilidades de extensão e técnica da turma, para não exagerar e tornar o aquecimento um peso. O objetivo não é cantar uma ópera, mas simplesmente acordar o sistema cantante: diafragma, cordas vocais, palato, língua, lábios, pescoço, pulmão, boca, coluna, pernas, braços, todo o corpo. Neste momento vamos deixando as atividades externas a sala de aula e entrando em contato gradativamente com a nova atmosfera, os companheiros, a mágica de fazer musica junto!
É interessante fazer o aluno sentir a energia do “fazer música” desde sempre, se conscientizar de que a presença e o fazer dele é fundamental para que a música aconteça! Não chegar atrasado, não faltar e fazer as tarefas é o mais natural, mas o mais importante é ele descobrir que faz parte de um todo e se ele não está em especial presença o todo não flui. Fazer o aluno pensar que é um ensaio de orquestra, coral ou banda é uma boa estratégia, pois não é um momento de comer, falar no celular, conversar, estamos em CONCERTO! Uma aula é um concerto!